A Acomac em 10 perguntas

Fundada em 1964 e idealizada por lojistas do varejo da construção, entre eles o empresário campineiro José Olavo Nogueira, a Associação dos Comerciantes de Material de Construção de Campinas e Região (Acomac Campinas e Região) é uma é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que tem por objetivo a promoção de ações que impulsionem o desenvolvimento do varejo da construção em nossa região.

A Acomac de Campinas, precursora nacional do associativismo no varejo da construção, abrange 29 cidades da região, conta com mais de 200 lojas associadas e se mantém financeiramente através do pagamento de mensalidades e de parcerias estabelecidas com empresas e organizações, que apostam nas ações da Acomac como forma de levar o desenvolvimento para o varejo da construção.

Entre as ações desenvolvidas, destacam-se:

– Estimular o contato entre indústria e comércio para gerar relacionamento e negócios;

– Promover a difusão do conhecimento através de seminários, cursos e outras formas de capacitação, tanto para o – empresário quanto para seus colaboradores, abordando a gestão em suas diversas frentes.

– Criar eventos que fortaleçam e integrem o setor.

– Estabelecer convênios com empresas e outras organizações que tragam benefícios coletivos aos associados.

– Divulgar, apoiar e participar das principais feiras e convenções do setor no Brasil, facilitando o acesso dos associados aos eventos.

– Interagir junto ao poder público nas questões pertinentes ao segmento do varejo da construção.

Os próprios lojistas associados. A cada 2 anos são formados um Conselho Diretor, um Conselho Deliberativo e um Conselho Fiscal, compostos por empresários associados. Qualquer associado pode fazer parte dos Conselhos, sempre de forma voluntária e sem remuneração.

Além dos Conselhos, a Acomac Campinas e Região conta com uma equipe de 3 colaboradores, que atuam nas áreas administrativa, financeira e de marketing, bem como na elaboração e execução das ações.

Em sua maioria, lojas de material de construção de pequeno e médio portes. Independentemente do tamanho da loja, o perfil do nosso associado geralmente está ligado ao perfil do empresário que busca, continuamente, a atualização em relação à gestão da sua loja. Nossos associados veem na Associação uma fonte vantagens competitivas que vão desde taxas especiais em portais de pagamento e vantagens para a aquisição de caminhões, até a acesso a conhecimento técnico em gestão e a facilitação do networking com a indústria.

Clique e conheça nossos associados

O associativismo do varejo da construção, iniciado em Campinas, logo se espalhou pelo país, através da fundação de dezenas de Associações regionais ao longo dos anos, dando à Acomac uma dimensão nacional. Com esse crescimento, foi natural e necessária a organização da Associação em 3 esferas: regional, estadual e federal; respectivamente: Acomac’s, Fecomac’s (Federações Estaduais) e Anamaco (http://www.anamaco.com.br/) (entidade com representatividade nacional).

Nesse formato, a Associação atua nos âmbitos nacional, estadual e municipal, ajudando governos e sociedade em políticas públicas ligados à construção civil e ações de iniciativa privada que trazem desenvolvimento para seus associados e para o setor como um todo.

Taxas especiais nos serviços de pagamento da Pagseguro, vantagens em linhas de financiamentos da Losango, descontos na compra de caminhões Mercedes-Benz, condições especiais em convênio odontológico com a Uniodonto, entre outros itens do Clube de Benefícios Acomac, que você pode conhecer melhor clicando aqui.

Além do Clube de Benefícios, o associado se mantém em contato, através de WhatsApp, e-mails e redes sociais, com todas as ações da Acomac, que vão desde webinários e cursos exclusivos, até eventos de geração de negócios, que aproximam o associado à indústria, na condição de parceiros.

Todo empresário do varejo de material de construção pode associar a sua loja à Acomac de sua região e usufruir das vantagens do associativismo.

Nossa missão é contribuir para a valorização da atividade das empresas do comércio de material de construção, representando o setor na busca de soluções para prestar serviços com alto valor agregado, visando apoiar o desenvolvimento sustentável da economia brasileira.

Como perspectiva de futuro visamos ser, para as empresas de comércio de material de construção, a entidade empresarial que representa os seus interesses, contribuindo efetivamente para o fortalecimento econômico do país.

Atender o anseio de sustentabilidade do setor;
Valorizar a atividade de comércio;
Promover benefícios aos associados;
Diminuir a distância entre as empresas do setor;
Promover constante aprimoramento de gestão do varejo;
Compartilhar conhecimentos com a comunidade.

Claro! A Acomac Campinas e Região tem sede própria e fica no Parque Itália, em Campinas, ao lado da Receita Federal (Rua Newton Carneiro Santiago, 21). Será um prazer receber você!

As visitas poderão ser agendadas após a fase mais crítica da pandemia, seguindo os protocolos de segurança.

Conheça e associe sua loja